Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Glay : A fórmula do sucesso


Hora de falar de uma das bandas mais importantes de toda história do Japão e do JRock. Idealizado por Takuro em 1988, o Glay mudaria para sempre o conceito japonês de música. A história na banda é daquelas que dá uma reviravolta, mostra para o público do que é capaz e ainda assim divide opiniões nos dias de hoje, mesmo tendo alcançado o topo. Assim é o Glay. Com Teru no vocal, Takuro e Hisashi nas guitarras e Jiro no baixo, o quarteto é um dos nomes mais importantes da música japonesa ao lado de L'arc~en~Ciel, Luna Sea, B'z entre outros...Porém, nem sempre foi assim. Quando formou a banda, o líder e guitarrista Takuro queria fazer algo diferente, uma banda que misturasse de forma inovadora o pop e o rock. Bem, qualquer fã já sabe o que vem a seguir mas preciso ressaltar isso, o nome da banda reflete exatamente essa mistura, Glay é uma brincadeira com a palavra "Gray"(cinza em inglês). O cinza é uma mistura das cores preta(rock) e branca(pop). Era isso que o Glay era, uma banda pop/rock. Bandas pop/rock fazem sucesso hoje em dia não ? É, não naquela época, ainda mais uma banda tão peculiar....O grupo não tinha espaço no cenário japonês, "produtores" de artistas pop os consideravam extravagantes demais para ser um grupo pop, e ironicamente, também não eram aceitos no meio do rock por terem o som leve e serem pouco "chocantes". É irônico, você mistura dois estilos pensando em inovar, e não é aceito em nenhum dos dois lados! Os shows da banda eram vazios, tinha vezes que não ia uma única pessoa.


Mas uma vez com talento, alguém ia acabar apostando no grupo e eles enfim foram descobertos por um produtor musical, no caso, o líder do X Japan, Yoshiki Hayashi(sempre ele né ?).

Yuuwaku


Quem viveu na década de 90 no Japão viu a ascenssão de um dos maiores grupos de rock que um país poderia ver, o Glay alcançou status de artistas pop consagrados no país, os singles vendiam que nem água. Em 1998, a banda parou o Japão por 15 minutos ao abrir a venda de ingressos para uma turnê, o sistema telefônico do país sofreu um pane. A revista americana Time publicou um artigo sobre o fato intitulado "The Day the Phones Die". Na ilha de Hokkaido, o problema se repetiu, porém, dessa vez durou dez horas. O GLAY EXPO '99 SURVIVAL alcançou a marca de 200.000 pessoas considerado o show mais lotado da história do Japão até então. Sim, aquela mesma banda que não atraia uma pessoa se quer para os show batia um recorde nacional e parava o sistema telefônico do país.

Glorious


A razão do sucesso é muitas. Para começar, basta olhar o público presente nos shows do quarteto. Tem desde adolescentes e jovens que obviamente são o público alvo até casais, pais e mães com filhos pequenos e pessoas de terceira idade. Como uma banda de rock consegue ter um público desses ? Bem, para começo de caso, imagino que o carisma da banda foi algo que pegou desde o começo, o vocalista Teru é um dos maiores "showmans" que eu já vi, o cara está sempre sorrindo e animando a platéia, a grande maioria das músicas na verdade são animadas, e também o grupo possui uma grande variedade de baladas românticas, tipo de música que mais atrai a grande massa japonesa. Todos os quatro membros tem seu papel fundamental nesse fenômeno, Teru da vida as músicas e empolga com o seu carisma, Hisashi é o cara quieto mas que sua guitarra já fala por si, considero ele um dos maiores guitarristas do Japão...Jiro também é um bom baixista e ganha atenção pelo carisma. Por fim, resta a figura que comanda tudo isso. Takuro é o guitarrisa, líder, compositor e letrista da maioria das músicas. Desde jovem queria ser músico para passsar sua mensagem e escrever suas idéias, mesmo antes de saber compor, ele já tinha várias escrituras sobre seus pensamentos. E eis a marca registrada do Glay, as letras de Takuro falam da vida, e dos problemas cotidianos que acaba sensibilizando o público japonês. Mesmo não entendo japonês, é interessante dar uma olhada nas traduções das letras dele que considero um dos maiores compositores da história(é, ele tem todo esse potencial sim!). Não somente pelas letras, Takuro realmente tem um senso rítmico aguçado. Imagino que é preciso bastante sensibilidade para compor músicas como Beautiful Dreamer, However ou Fighting Spirit e ter muita criatividade para compor músicas como Yuuwaku(que considero uma das melhores músicas de JRock já feitas), Kanojo no Modern, Mermaid...

Kanojo no Modern

A banda atualmente está tão empolgante quanto a anos atrás em seu auge, considero o recente single Ashes.EP como um dos melhores da carreira do grupo. Nos shows, a história não é diferente, as bandas mais jovens poderiam aprender com eles como entreter uma platéia. Sabe, empolgação e carisma no palco funciona mais do que ficar se debatendo...

O som do Glay é diferente, e obviamente nunca vai agradar a todos, é uma mistura e tanto, pop, rock, jazz, country, batidas eletrônicas...algumas coisas cômicas da cabeça do Jiro e do Takuro mas que valem tanto a pena quanto qualquer outra música da banda...mas devo admitir que considero uma grande injustiça a popularidade da banda não ser tão grande como outros grupos do momento com o público ocidental. O Glay não tem visual chamativo como outros grupos e o som tampouco é pesado. A banda no entanto ganha por aquilo que ela sabe fazer melhor, a arte de tocar as pessoas mais do que visualmente, bastando apenas fazer aquilo que uma banda originalmente deveria fazer, música.

Shutter Speeds no Teema


Desculpe os que não apreciam Glay, mas simplesmente estão perdendo a chance de conhecer uma banda diferente de tudo que já viu. Assista a qualquer show da banda, e você vai perceber que talvez aquela banda Visual Kei que você ama anda meio devagar e precisa aprender com os veteranos. Glay também não faz fan-service...é, muitos fãs devem ficar frustados que não poderão discutir por muito tempo se o Hisashi e o Jiro tem um caso como acontece com outros grupos e ninguém percebeu que tudo isso é só imagem...

Na minha opinião, o Glay é uma banda indispensável para qualquer fã de JRock, nem que seja para dar uma conferida. Para fã de música em geral, eis uma banda onde você encontrará muito do que há de bom no meio musical.


Fatos :

- A coletânea REVIEW conseguiu o recorde de álbum mais vendido da história do país na época de seu lançamento (1997). Hoje é o terceiro colocado, segundo a Oricon(Original Conference), o ranking de vendas do país, equivalente a Billboard dos Estados Unidos.
- However é uma das músicas mais conhecidas do Japão. Foi eleita a música do século 20 por ouvintes japoneses.
- Está na sétima posição do ranking de artistas que mais venderam em todos os tempos no país. Pode se dizer que é o grupo de rock que mais vendeu na história, se for levar em conta que dos outros dois artistas de rock na frente, o B'z é uma dupla e o Mr.Children pode não ser considerado uma banda de rock.
- Os membros, em particular Takuro, estão sempre envolvidos em campanhas, como contra Aids por exemplo
- Gravou em 2005 o single Scream, em parceria com o grupo de hip-hop Exile. Em 2006 fez parceria com Kyosuke Himuro, ex-Boowy, no single Answer.
- Yuuwaku é uma das músicas de rock mais conhecidas do país.
Curiosidades :
- Shutter Speeds no Teema, um dos grandes hits da banda, foi composta por Jiro e é considerada o hino do baixista
- Acid Head é outra música popular da banda, vista como o hino do líder Takuro
- Participaram do álbum tributo ao Hide, cantando a música Misery, que é popular até hoje entre o público japonês.

- Foram convidados por Bono Vox em uma festa que o vocalista do U2 promoveu no Japão em 2006.
- O guitarrista Hisashi achava que Teru cantava mal no início da carreira! Mudou de idéia após ver o vocalista cantando no casamento de sua irmã.
- Takuro teve John Lennon como grande inspiração no início da carreira. Outra banda que influenciou o grupo foi o U2. Bandas como X Japan e Boowy(principalmente a última) também foram forte influência para o grupo. Durante a década de 90, eram vistos como o "novo Boowy".
- Formação : Teru(vocal), Takuro(guitarra), Hisashi(guitarra) e Jiro(baixo). Suporte : Toshi(Bateria), Seiichiro Nagai(teclado), Sakuma(teclado/guitarra/produtor)
Beautiful Dreamer

However
Kissin' Noise
Por fim, a banda enfim irá vir para esse lado do mundo...Não, infelizmente, não para o Brasil, mas para os Estados Unidos em agosto em Los Angeles e São Francisco. Confira o que os americanos devem ver :
Mais sobre a banda :

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa banda já é clássica. Uma das maiores e das melhores de todos os tempos.

kyo disse...

quando teremos post novo? xD~

Ricardo Barbara disse...

O blog nao foi abandonado nao....nem sera, mas eu estou revendo umas coisas....e pensando no rumo que vou dar pra ele o.o
Em breve ele voltara com tudo =P

Unknown disse...

Sei, agora já acabou as aulas você abandonou aqui u_U

Anônimo disse...

incrível, um dos posts/tópicos(?) mais aclamados do blog, ...glay, uma das maiores bandas do japão deixando tantas outras pra trás ...Tendo tão poucos comentários.
também considero uma grande injustiça a sua tal popularidade aqui no ocidente.

Mas enfim...
coisa para os poucos que sabem apreciar um bom som ( poucos aqui, lá no jp praticamente todos ouvem)...


see ya
Shi!

Ari disse...

oie
nossa que post sobre o GLAY ein ^^b
sou fã deles praticamente desde '98 e eles fazem por merecer esse sucesso todo que tem a tnt tempo!
Add no meu blog ^^b

Anônimo disse...

Muito interessante *--* Ate agora foi a biografia mais completa do Glay qye eu gostei o/