Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

sexta-feira, 2 de maio de 2008

In Memoriam : Hideto Matsumoto

Naturalmente não podia deixar passar essa data não ? Já passou alguns dias mas este mês é o mês dele. Dia 2 de maio ficou marcado como uma das datas mais marcantes da música japonesa. A 10 anos atrás, o JRock e a música em geral perdia um de seus maiores ídolos, Hide. Vou tentar fazer algo diferente nesse post do que ficar falando de sua morte que todo mundo já conhece.

Antes de qualquer coisa, vamos a restropectiva básica. Começou sua carreira como guitarrista da banda Saver Tiger em 1981, exatamente o mesmo ano que Yoshiki e Toshi formavam juntos a banda que viria a se chamar X e no futuro, X Japan. Somente em 1987 viria a entrar para o X junto com Toshi, Yoshiki, Pata e Taiji. Além de guitarrista, ajudava a compor muitas das músicas, que quase sempre eram de autoria de líder Yoshiki. Clássicos como Scars, Celebration e Mistcast pertencem a ele por exemplo. Mais detalhes sobre a carreira do X Japan abaixo no post sobre a banda. Dizem que Hide era a alma da banda. Bem, Yoshiki era a cabeça, e Toshi dava a vida as músicas. Hide sempre foi um excelente músico, mas creio que começou a brilhar mesmo quando começou sua marcante carreira solo.
A carreira solo de Hide talvez é o que tenha feito ele se tornar um ícone tão famoso, mais do que seus companheiros do X.
Diferente das músicas em geral tristes do X Japan, ele tinha seu próprio estilo. O mais animado no palco, e pelo que todos dizem, o mais animado fora dele também, mostrando o poder da sua animação em suas músicas. A carreira solo de Hide possuia músicas animadas, com letras de coragem e determinação onde o músico tentava por as pessoas "para cima", entre elas, clássicos como Rocket Dive, Misery, Lemoned I Scream, Pink Spider, Ever Free e Hurry Go Round, ás vezes com letras meio irônicas e "cômicas" como Beauty & Stupid, Oblaat, Genkai Haretsu, 50% & 50% e sem esquecer baladas marcantes como Flame, Good Bye e A Story.

hide - Oblaat(live)



hide - Pink Spider(live)



Depoimentos de seus amigos dizem que Hide era uma pessoa bem infantil, fato que da para notar em suas performances. O fato é que o músico aparentemente sofreu um forte preconceito durante sua vida, acho que isso foi um dos pontos principais que o fez seguir essa carreira, onde ao mesmo tempo ele chocava e animava e suas letras refletem bem isso.
Mais do que não ligar para o que os outros diziam, ele quebrou muitos preconceitos em um país conservador e se tornou um dos maiores ídolos que o Japão já viu.
Ele não era somente um músico, ele era o herói das crianças, dos adolescentes e dos adultos. Havia bonequinhos do Hide vendendo das lojas, suas roupas e utensílios se tornaram peças de colecionadores, foi o único músico do país a ganhar um museu só para si. O museu em questão foi fechado em 2005 e os objetos vendidos aos colecionadores que tinham dinheiro de sobra para gastar, claro!
Hide também contribuia com caridades. Dentre suas "caridades", consta que ele foi pessoalmente ao hospital para se encontrar com uma fã que sofria de leucemia e doou parte de sua medula ócea para ela e acabaram se tornando amigos, apresentando ela aos outros artistas e dando bilhetes de seus shows! Reza a lenda que a música Misery foi escrita para essa fã.

hide - Misery(live)

hide - 50% & 50%(acústico)


Mesmo agora, depois de 10 anos, Hide simplesmente é o nome mais forte dentro do rock japonês.
O JRock está invadindo o mundo, e como muitos artistas estão dizendo, ele é o embaixador dessa invasão, se estivesse vivo, com certeza seria a alma por trás desse sucesso. Nos dias 3 e 4 de maio no Ajinomoto Statium ocorreu o hide memorial summit, dois dias inteiros de show com várias bandas tocando, todas para homenagear o músico. Estavam presentes artistas como MUCC, Dir en grey, D'espairs Ray, Oblivion Dust, T.M.Revolution, DJ OZMA, Luna Sea e claro, as duas grandes bandas do músico, hide with Spread Beaver(ou seria Spread Beaver without hide ??) e X Japan, além de muitos outros artistas.
Confira um dos momentos mais marcantes do show, X Japan, reunido depois de 10 anos, fazendo cover do clássico Pink Spider :
X Japan - Pink Spider(hide memorial summit)




Hide é a prova de que mesmo depois de uma pessoa partir, as lembranças e seus atos permanecem para sempre na memória dos que ficaram. O músico emocionou e animou milhares de pessoas com sua melodia, quebrou barreiras, deixou seu legado com uma infinidade de herdeiros, criou um estilo e mudou a vida de muitos.
O Blog Neo Japanism deixa aqui sua homenagem a um dos maiores músicos que já existiu, não só a ele mas a todas as pessoas queridas de cada um que partiram também mas que sempre vão ficar na memória.
Em breve, traduções de letras das músicas dele serão postadas com o passar do tempo também com análises de suas composições, começando assim o especial Hide aqui no blog!
Ever Free Pink Spider!
Dados :
Nome : Hideto Matsumoto
Data de nascimento/falecimento : 13/12/1964 - 02/05/1998
Bandas : Saver Tiger, X Japan, hide with Spread Beaver e Zilch
Companhia : Universal Studio
Membros do Spread Beaver : hide (vocal) Kaz (guitarra), Kiyoshi (guitarra), Chirolyn (baixo), Joe (bateria), D.I.E (teclado) e I.N.A (programação/percussão)
Membros do Zilch : Membros do Zilch: hide (vocal/guitarra), Ray McVeight (guitarra), Paul Raven (baixo), Joey Castillo (bateria) e I.N.A (programação/percussão)
Curiosidades :
- O apelido "Pink Spider" foi dado ao cantor por seu amigo, o líder do X Japan, Yoshiki, quando ele apareceu com o cabelo armado e pintado de rosa. Hide a princípio não gostou do apelido mas acabou caindo na brincadeira, tanto que uma de suas últimas músicas tem esse nome, Pink Spider, que conta uma fábula sobre uma "aranha" que quer voar como os pássaros. Naturalmente a aranha em questão é o próprio músico.
- Foi o único músico a ter um museu só para si no Japão. O museu foi fechado em 2005. No evento que encerrou as atividades do museu, 23000 pessoas participaram, sendo que mais de 2000 foram fantasiadas de Hide. A banda Ra:In do amigo e companheiro de banda Pata tocou no evento
- Em sua carreira solo, o músico usava seu nome propositalmente em minúsculo, "hide"
- Tinha o costume de falar "Oh my Dog!" (ao invés de Oh my God!). Dog é God ao contrário, sacaram ?? É, eu demorei.
- O músico promoveu várias campanhas para ajudar crianças com câncer
Veja também :
O JaME fez um especial para o músico com vários depoimentos de artistas, confira :











7 comentários:

Anônimo disse...

- Tinha o costume de falar "Oh my Dog!" (ao invés de Oh my God!). Dog é God ao contrário, sacaram ?? É, eu demorei.
hahaha eu tb demorei xDDD

ae Rick, mto boa a reportagem especial, ate arrepiei aqui lendo. isso pq qdo conheci o hide, ia completar 6 anos de falecimento... simplismente, o cara é FODA!

abração e poste sempre

Anônimo disse...

HIDE FOREVER!!!
QUR HIDE VIVA PRA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇOES!!!

voce tem orkut?
gothik_lucy@hotmail.com

beijo*

Ricardo Barbara disse...

Hide era O Cara =] Um dos meus grandes ídolos. Não só pelas músicas mas por todo o carisma e atitudes tbm.
Acho a carreira solo dele tão boa quanto X Japan.

Orkut e Msn podem ser encontrados aqui no lado do blog, na parte "Sobre o Blog" =]
Obrigado pela atenção!

Agatha Abreu disse...

Heeey boy!
Não vai postar o podcast?
Tô curiosa pra ouvir..
..qndo postar dá um tok lá
no meu ok?
Beeeijo!

Rockeira disse...

知っているあなたは、あまり時間を隠すすぐに死んだのかを調べて!それは私の人生のマーク!
...
貧しい彼はまだそこに彼の死に思うけど、まあ強制CEUハッピー!

Eduardo Marques Bozelli disse...

ótimo comentário cara, se ele pudesse ver pode ter certeza que adoraria ^^

Continue assim!

Hide Matsumoto disse...

Depois de quase 12 anos vim postar algo neste blog ahaha amei ❤️❤️❤️ sempre fui apaixonada pelo hide hahaha ele é minha inspiração pra minha vida !!! Hide estará sempre em nossos corações ❤️#HIDE my #PINKSPIDER i love you ❤️ #WEAREX simplesmente ele me dar felicidade para eu poder ter forças de viver e acordar todos os dias ❤️🇯🇵🇧🇷